Seis anos após pandemia, Brasil cria dia em homenagem às vítimas
Data será celebrada em 12 de março, em homenagem à primeira vítima registrada da doença no país.

Wallison Breno/PR
Data será celebrada em 12 de março, em homenagem à primeira vítima registrada da doença no país.

Wallison Breno/PR
Seis anos após o início da pandemia de covid-19, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta segunda-feira (11) a lei que cria o Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19.
Clique e receba notícias do extra.sc em seu WhatsApp:
Entrar no grupoA data escolhida foi 12 de março, em referência à morte da técnica de enfermagem Rosana Aparecida Urbano, considerada a primeira vítima da doença registrada oficialmente no Brasil, em São Paulo.
Durante a cerimônia de sanção, Lula criticou a condução da pandemia pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e voltou a atacar a disseminação de informações falsas sobre vacinas e tratamentos sem comprovação científica.
“Temos que dizer em alto e bom som a quantidade de médicos que receitavam cloroquina e a quantidade de gente que dizia que a vacina fazia as pessoas virarem gays, virarem jacaré”, afirmou o presidente.
Segundo dados oficiais, mais de 716 mil pessoas morreram em decorrência da doença no Brasil.
A pandemia de covid-19 foi declarada oficialmente pela Organização Mundial da Saúde em março de 2020 e provocou a maior crise sanitária global das últimas décadas.
André Koch faz a maior pontuação do dia e Gustavo Botega encosta na liderança do Bolão da Copa

Gustavo Botega alcança Rafael Bertoni após rodada marcada por zebra histórica

Seis participantes pontuam em todos os jogos do dia no Bolão da Copa

Homem é preso após agredir companheira com tapas, empurrões e golpes





